Buscar
  • Philippe Sionneau

ASSOCIAÇÕES TRADICIONAIS NOTÁVEIS


Aqui estão algumas boas combinações de pontos que tem a vantagem de serem tradicionais. Isto significa que elas já provaram sua eficácia através de várias gerações de acupunturistas. Elas foram extraídas de várias fontes chinesas em que eu me baseio na prática clínica. A acupuntura é uma arte tradicional que se apóia no saber-fazer dos antigos e da qual devemos, incessantemente, tentar nos reapropriar, na esperança de obter a mesma perfeição dos grandes mestres. Estas combinações de pontos foram retiradas do livro «Acupuntura : pontos essenciais » de Philippe Sionneau, editora Guy Trédaniel Editeur.

E 36 (Zu San Li) + F 3 (Tai Chong)

Esta associação é frequentemente utilizada para as desarmonias Fígado/Baço. No entanto, a principal indicação desta dupla é pouco conhecida, o que é uma pena visto a recrudescência da doença que ela trata: hepatite A e B.

Sabemos que E 36 (ZuSan Li) é o ponto He-Mar, ponto Xia He/Mar Inferior e Terra do canal do Estomago. Ele harmoniza o Estomago, reforça o Baço, estimula as funções de transformação-transporte, elimina a umidade.

F 3 (Tai Chong) é o pontoYuan-Fonte, Shu-Riacho do canal do Fígado. Ele dispersa, clareia, drena o Fígado, regulariza o Qì, elimina a umidade-calor do Fígado e da Vesícula Biliar.

Um tonifica, o outro dispersa, um é Terra, o outro é Madeira. Combinados, eles cultivam a Terra (Pei Tu) e regulam a Madeira (Yi Mu), reforçam o Baço, eliminam a umidade, clareiam e drenam o Fígado e a Vesícula Biliar. Juntos, eles tratam a icterícia Yin (Yin Huang) com corpo, olhos e tez amarelados ou mesmo acinzentados, anorexia, distensão abdominal, dor surda nos hipocôndrios, fadiga, urina escassa, fezes soltas, língua pálida, possivelmente com bordas vermelhas, saburra gordurosa, branca ou levemente amarelada, pulso Xi (fino), Wu Li (sem força)… Esta dupla é ideal para tratar as hepatites crônicas devidas à desarmonia do Fígado/Baço. Mas, deve-se ressaltar que no hospital de medicina chinesa de Wu Han, renomado no tratamento de doenças hepáticas, utiliza-se também como tratamento de base, com modificações em função da(s) síndrome(s), para a maioria dos casos de hepatite aguda ou crônica A, B ou C. E 36 (Zu San Li) é agulhado em tonificação e em direção à VB 34 (Yang Ling Quan). F 3 (Tai Chong) é agulhado em dispersão, perpendicularmente ou em direção à F 2 (Xing Jian). Finalmente, a combinação E36 (Zu San Li) + VB 34 (Yang Ling Quan) tem ações e efeitos similares à E 36(Zu San Li) + F 3 (Tai Chong).

E 36 (Zu San Li) + B 18 (Gan Shu)

Segundo a medicina chinesa, o fígado armazena o sangue e o baço o produz. Quando o sangue do fígado é abundante, os olhos são bem nutridos e a visão é boa. Caso contrário, a visão torna-se enfraquecida e turva.

B 18 (Gan Shu) é o ponto Bei Shu-Transporte das costas, do fígado. É para onde é transportado o JIng Qì deste órgão. Portanto, B 18 (Gan Shu) tem uma ação direta na função e na forma do fígado. Em tonificação, ele nutre o sangue do fígado.

E 36 (Zu San Li) é o ponto He-Mar do canal do estomago que é rico em Qì e sangue. Além disso, é o principal ponto para reforçar as funções de transformação-transporte do baço e, portanto, para produzir sangue. Em tonificação, ele aumenta o Qì e tonifica o sangue. E 36 (Zu San Li) é mais potente que B 18 V 18 (Gan Shu) para gerar sangue. Mas B 18 (Gan Shu) orienta a tonificação para o sangue do fígado e, por consequência, para os olhos e a visão.

Esta associação é notável para a fadiga visual ou a baixa acuidade visual devidas à sobrecarga ou ao envelhecimento.

VC 3 (Zhong Ji) + C 5 (Tong Li) Nós sabemos que o Coração e o Intestino Delgado são ligados pela relação Biao-Li. Em caso de Fogo do Coração, o calor pode se transmitir via canais de conexão (Luo Mai) do Coração para o Intestino Delgado. O resultado é a síndrome « Fogo do Coração que se transmite ao Intestino Delgado ». Neste caso, o Intestino delgado falha na sua função de separar o claro do turvo, permitindo que o calor passe para a urina, ferindo o Qì da Bexiga. Decorrem daí problemas psíquicos como : agitação, calor dos cinco palmos, insônia, etc.; problemas da boca e língua : halitose, glossite, aftas, boca amarga ; problemas urinários : disúria, urina escura e mesmo avermelhada.

C5 (Tong Li) é o ponto Luo-conexão do canal do Coração. Ele clareia o calor, drena o fogo e previne a invasão do calor no Intestino Delgado. VC3 (Zhong Ji) é o ponto Mu-Coletor da Bexiga. Ele clareia o calor, elimina a umidade, favorece a diurese, desobstrui a via das águas.

C 5 (Tong Li) age especialmente no calor do alto, VC 3 (ZhongJi) age sobre o calor embaixo.

Associados, eles se constituem na combinação base para tratar o Fogo do Coração que se transmite ao Intestino Delgado e são equivalentes à Dao Chi San (pó para conduzir o vermelho).

C 5(Tong Li) + VC 23 (Liang Quan)

"O Qì do Coração é conduzido à língua », « a língua é o broto do Coração ». Seu canal de conexão (Luo Mai) passa pela raiz da língua, seus canais regulares (Jing Mai) e divergentes (Jing Bie) passam pela garganta. Laringe e língua são os dois órgãos da fonação. Sabemos que C 5 (Tong Li) é o ponto Luo-conexão do canal do Coração e uma das doze estrelas de Ma Dan Yang. Ele regulariza o Coração, abre seus orifícios e favorece a fala. VC 23 (Liang Quan) é um ponto do Vaso Concepção (Ren Mai), situado na garganta, próximo à laringe, logo abaixo da língua. Ele clareia e libera os Luo da garganta e da língua, regulariza a circulação de Qi e de Sangue localmente. Associados, um no alto, outro embaixo, um local, outro distal, eles se completam para mobilizar o Qi no canal do Coração e os Luo da faringe e da língua, abrindo os orifícios e acalmando o Shen. Eles tratam eficazmente as afonias, as afasias, as desordens de fonação provocadas por desequilíbrios do Coração e do Shen, ou devidas a um Zhong Feng (Golpe de Vento). É uma combinação importante que pode, com vantagem, substituir VG 15 (Ya Men).

TA 6 (Zhi Gou) + E 36 (Zu San Li)

Mais uma das boas combinações de pontos que tem a vantagem de serem tradicionais. Isto significa que elas já provaram sua eficácia através de várias gerações de acupunturistas. Elas foram extraídas de várias fontes chinesas em que eu me baseio na prática clínica. A acupuntura é uma arte tradicional que se apóia no saber-fazer dos antigos e da qual devemos, sem cessar, tentar nos reapropriar, na esperança de obter a mesma perfeição dos grandes mestres. Estas combinações de pontos foram retiradas do livro «Acupuntura : pontos essenciais » de Philippe Sionneau, editora Guy Trédaniel Editeur.

TA 6 (Zhi Gou) é o ponto Jing-Rio e Fogo do canal do Triplo Aquecedor. Ele mobiliza, drena e regulariza o Qì nos três aquecedores, desobstrui o Qì das vísceras-Fu, abaixa o Fogo, abre os orifícios, dispersa as estagnações ,dissipa as tensões e cessa a dor. É um ponto de experiência para tratar de forma eficaz a constipação.

E 36 (Zu San Li) é o ponto mestre do abdomen, o ponto He-Mar e Terra do canal do Estomago (que comanda os intestinos). Ele harmoniza o Estomago e os Intestinos, regulariza o Qì, faz descender o turvo, dissipa a distensão e cessa a dor. Associados, um faz circular e o outro faz descender. Regularizam o Estomago e os Intestinos, dissipam a distensão e tratam muito bem a constipação com distensão abdominal devida à uma estagnação de Qì ou por calor no Yang Ming. Apenas estes dois pontos são suficientes para tratar a grande maioria de casos de constipação. É possível, ainda, auxiliá-los com alguns pontos complementares,nos seguintes casos :

Em caso de vazio de Qì: TA 6 (Zhi Gou) (Disp) + E 36 (Zu San Li) (Tonif) + VC 6 (Qi Hai) (Tonif) Em caso de vazio de Yang: TA 6 (Zhi Gou) (D) + E 36 (Zu San Li) (T) + (M) + VC 6 (Qi Hai) (T)+ (Moxa) Em caso de vazio de Sangue : TA 6 (Zhi Gou) (D) + E 36 (Zu San Li) (D) depois (T)+ Ba 6 (San Yin Jiao) (T) Em caso de vazio de Yin: TA 6 (Zhi Gou) (D) + E 36 (Zu San Li) (D) puis (T) + R 6(Zhao Hai) (T) Em caso de calor no YangMing : TA 6 (Zhi Gou) (D) + E 36 (Zu San Li) (D) + E 44(Nei Ting) (D) Em caso de estagnação deQì : TA 6 (Zhi Gou) (D) + E 36 (Zu San Li) (D) + VC 6 (QiHai) + E 25 (Tian Shu) (T)

B 43 (Gao Huang Shu) + E 36 (Zu San Li)

Mais uma das boas combinações de pontos que tem a vantagem de serem tradicionais. Isto significa que elas já provaram sua eficácia através de várias gerações de acupunturistas. Elas foram extraídas de várias fontes chinesas em que eu me baseio na prática clínica. A acupuntura é uma arte tradicional que se apóia no saber-fazer dos antigos e da qual devemos, sem cessar, tentar nos reapropriar, na esperança de obter a mesma perfeição dos grandes mestres. Estas combinações de pontos foram retiradas do livro «Acupuntura : pontos essenciais » de Philippe Sionneau, editora Guy Trédaniel Editeur.

B 43 (Gao Huang Shu) está localizado entre o Coração (mestre do Sangue e morada do Shen) e o Pulmão (mestre do Qi e morada do Po). Ele sintetiza as funções destes dois pontos. Na verdade, ele difunde o Pulmão, aumenta o Qi, nutre o Yin (do Pulmão), reforça o Qi Correto e dispersa o Perverso, harmoniza o Qi e o Sangue, acalma o Shen e reforça o corpo todo. É um ponto de regularização e de tonificação geral. Por outro lado, o Estomago é o mar dos cinco Zang e dos seis Fu. Os antigos diziam que se o Qi do Estomago está presente, há vida, se não está presente, há morte. Junto com o Baço, ele forma a raiz do céu posterior, a origem da produção do Qi e do Sangue. O equilíbrio do ser depende do equilíbrio do Baço e do Estomago.

E36 (Zu San Li) é o ponto He-Mar, Xia He-União Inferior e Terra do canal do Estomago. Ele reforça diretamente os Zang Fu do Centro e o movimento Terra. Além disso, é um ponto do canal Yang Ming, que é considerado rico em Qi e Sangue. Ele favorece o bom funcionamento do céu posterior e, portanto, a produção de Qi e de Sangue. B 43 (Gao Huang Shu) se dirige para o alto, no Aquecedor Superior onde tonifica o mestre do Qi (Pulmão) e o mestre do Sangue (Coração), E 36 (Zu San Li) se dirige ao centro, no Aquecedor Médio onde tonifica a raiz da produção do Qi e do Sangue (Baço e Estomago).

Associados, eles cultivam a Terra para gerar o Metal, tonificam o vazio e tratam os cinco esgotamentos (Wu Lao). É uma importante associação de tonificação geral, em todos os casos de fraqueza, fadigas e sobrecargas.

Tradução: Silvia Ferreira

© Copyright Philippe Sionneau


285 visualizações
  • Grey Facebook Icon

​© 2017 Projeto Sionneau Brasil - São Paulo, SP

Layout by Pérola Produções