Buscar
  • SionneauBrasil&Portugal

I. ACUPUNTURA E MOXABUSTÃO MÉTODO DO PONTO ÚNICO NOS CLÁSSICOS - Zhen Jiu Du Xue Liao Fa


Introdução

Há tempos, acupunturistas observam que alguns pontos tem ações mais fortes que outros no tratamento de uma determinada doença. Estas observações clínicas levam alguns a utilizar um único ponto graças a sua ação forte e eficaz na regulação de um dado desequilíbrio. Esta conduta originou o que chamamos hoje em dia de “método terapêutico de acupuntura e moxabustão pelo ponto único (Zhen Jiu Du Zhong Zhi Liao). Este método poderia ser resumido em: “uma doença: um ponto”. Estas agulhas “mágicas” (Zhen Ling) são atualmente utilizadas por acupunturistas chineses contemporaneos. Estas escolhas são feitas a partir de suas próprias experimentações e também da leitura atenta dos clássicos. Obras como Nei Jing Su Wen, o Zhen Jiu Jia Yi Jing, o Zhen Jiu Da Quan, o Zhen Jiu Ju Ying, o Zhen Jiu Da Cheng, apenas para citar os clássicos de acupuntura mais conhecidos no Ocidente, citam abundantemente exemplos de utilização deste método. Eu não estou dizendo que este método é o melhor, nem o mais importante. Mas, existem diferentes caminhos tradicionais para se aplicar a acupuntura e o método do ponto único é um deles. A única coisa que me parece importante frisar é que tanto acupunturistas da antiquidade, quanto da nossa época moderna assinalaram a eficácia destes pontos. Como acupunturista, é isto que me importa. Eu utilizo dois tipos de fonte: os textos antigos e a experiência clínica de acupunturistas contemporaneos. Neste primeiro artigo, eu apresento o método do ponto único a partir dos clássicos. Logicamente trata-se apenas de uma breve ilustração e não uma apresentação exaustiva.

MÉTODO DO PONTO ÚNICO SEGUNDO OS CLÁSSICOS

Deixo para o leitor descobrir a lógica acupuntural por trás da escolha de pontos nestes clássicos. Trata-se frequentemente de escolhas que partem da anatomia e da fisiologia dinâmicas e relacionais dos canais (não somente dos canais regulares), da lei do Yin e Yáng e dos Cinco Movimentos, além de propriedades empíricas destes pontos de acordo com os tratados antigos. Eu procurei escolher pontos que fugissem do comum (sem partir para o sensacionalismo). Para evitar que este artigo ficasse muito pesado, eu me limitei a sete clássicos e dez citações de cada um deles. Fiz algumas pequenas adaptações nestes textos para que se tornassem mais fáceis de ler e mais compreensíveis.

1- O método de tratamento por ponto único no Huang Di Nei Jing Su Wen (Questões Simples do Livro Interno do Imperador Amarelo / aprox 200 a.C.)

Para respiração asmática, usar R 1 (Yin Bai). Para olhos vermelhos e dolorosos, usar R 6 (ZhaoHai). Para lacrimejamento, usar B 10 (Tian Zhu). Para dor no coração, usar VG 8 (Jin Suo). Para a doença Dian (psicose depressiva), usar VG 1 (Chang Qiang). Para a rigidez da coluna vertebral usar VG 1 (Chang Qiang). Pa

ra dor muscular, usar E36 (Zu San Li). Para dor no corpo todo, usar Ba 21 (Da Bao). Para o calor na palma da mão usar P 7 (Lie Que). Para dor e inchaço no baixo ventre, usar B 40 (Wei Zhong).

2- O método de tratamento pelo ponto único no Zhen JiuJia Yi Jing (ABC da acupuntura e da moxabustão de Huang Fu Mi - 259 d.C.)

Para a hipersonia, usar IG 2 (Er Jian). Para tosse com dor nos hipocôndrios, usar VB 44 (Zu QiaoYin). Para a loucura, a divagação verbal, raiva, usar VC 14 (Ju Que). Para febre com calafrios e cefaléia como se a cabeça rachasse, usar E 8 (Tou Wei). Para a dor no ombro que irradia para a nuca, usar E 12 (Que Pen). Para o corpo pesado e ossos dolorosos, usar Ba 3 (Tai Bai). Para pavor, tristeza e falta de alegria, face vermelha, sede, usar F 2 (Xing Jian). Para borborigmos acompanhados de dor, usar IG 7 (Wen Liu). Para lombalgia com dificuldade em expulsar as fezes, usar B 33 (Zhong Liao). Para hemorróidas dolorosas, usar B 2(Zan Zhu).

3- Método de tratamento por ponto único no Sheng Ji Zong Lu (Coletânea geral da sábia assistência – Manual oficial de acupuntura da escola imperial na Dinastia Song entre 1111-1117)

Para tosse com dor nos dois hipocôndrios, usar F 3 (Tai Chong). Para tosse com dor no hipocôndrio direito, usar Ba 3 (Tai Bai). Para a tosse com dor lombar e no dorso, usar R 3 (Tai Xi). Para tosse com dor cardiaca, usar C 7 (Shen Men). Para tosse com flatulências, usar ID 8 (Xiao Hai). Para a tosse com perda de urina, usar B 40 (Wei Zhong). Para tosse com vômito, usar E 36 (Zu San Li). Para tosse com vômito de líquido amargo, usar VB 34 (Yang Ling Quan). Para dor em pontada no peito, usar E 40 (Feng Long). Para uma síndrome Bi do tórax que irradia para as costas, usar PC 5 (Jian Shi).

4- Método de tratamento pelo ponto único Zhen Jiu Zi Sheng Jing (Livro de experiências em Acupuntura e Moxabustão de Wang Zhi Zhong– 1220)

Para a tristeza e o medo, usar C 4 (Ling Dao). Para dor cortante nos intestinos, usar R17 (ShangQu). Para inchaço das cinco [tipos de] hemorróidas, usar B 54 (Zhi Bian). Para fezes irregulares, usar B 47 (Hun Men). Para micções difíceis, com baixo ventre inchado, usar VC 2 (Qu Gu). Para anúria, usar F 8 (Qu Quan) ou F 2 (Xing Jian). Para o vazio dos Zang Fu, usar VC 6 (Qi Hai). Para esgotamento com emagrecimento e espermatorréia, usar B 43 (Gao Huang Shu). Para uma polifagia e magreza corporal, usar B 20 (Pi Shu). Para a cinco Lin (estrangúrias), usar R 7(Fu Liu) ou VC 3 (Zhong Ji) ou VC 2 (Qu Gu).

5- Método de tratamento pelo ponto único no Zhen JiuDa Quan (Compêndio de acupuntura e moxabustão de Xu Feng – 1439)

Para a rigidez da nuca, usar VC 24 (Cheng Jiang). Para a icterícia, usar ID 4 (Wan Gu). Para dor atrás do calcanhar, usar B 61 (Pu Can). Para os cinco dedos que não estendem mais, usar TA 3 (Zhong Zhu). Para o baço frio e dor no estomago, usar Ba 4(Gong Sun). Para pernas e joelhos inchados, usar B 67 (Zhi Yin). Para dor no abdomen na região do umbigo, usar R 10 (Yin Gu). Para dor de dentes, usar R 3(Tai Xi). Para dor nos ombros, usar VB 21 (Jian Jing). Para dor no coração e mãos que tremem, usar C 3 (Shao Hai).

6- Método de tratamento pelo ponto único no Zhen JiuJu Ying (Reunião de flores da acupuntura e da moxabustão de Gao Wu – 1529)

Para parto difícil, usar R 6 (Zhao Hai). Para sangue nas fezes, usar P 7 (Lie Que). Para ombro frio, usar B 62 (Shen Mai). Para transpiração noturna incessante, usar ID 3 (Hou Xi). Para entorpecimento, dor e falta de força nas mãos e pés, usar TA 5(Wai Guan). Para a mão e o pé que não podem ser levantados após um Zhong Feng (A.V.C.), usar VB 41 (Zu Lin Qi). Para o arroz e os cereais que não são transformados, usar PC 6 (Nei Guan). Para os nove tipos de dor cardíacas, usar Ba 4 (Gong Sun).

7- Método de tratamento pelo ponto único no Zhen Jiu Da Cheng (Grande compêndio de acupuntura e moxabustão de Yang Ji Zhou – 1601)

Para o excesso de reflexão, usar VG 20 (Bai Hui). Para os pesadelos, usar Ba 5 (Shang Qiu). Para fezes e urina que não circulam, usar VC 12 (Zhong Wan). Para o edema de face, usar E 45 (Li Dui). Para os pés frios como gelo, usar B 23 (Shen Shu). Para dor lombar que impede de ficar em pé, usar B 59 (Fu Yang). Para tez vermelha com tosse e calor, usar TA 6 (Zhi Gou). Para corpo quente (febre) com transpiração, usar Ba 2 (Da Du). Para seios inchados e doloridos, usar VB 41 (Zu Lin Qi). Para as duas pernas frias como gelo, usar E 33 (Yin Shi).

Bibliografia :

1. Zhong Guo Zhen Jiu Du Xue Liao Fa (Méthode thérapeutique d’acupuncture & moxibustion chinoise par un point unique) de Chen De Cheng et Wang Fu Wen, Kun Lin Ke Xue Ji Zhu Chu Ban She, 1992.

2. Zhen Jiu Xin Wu (Comprendre l’esprit del’acupuncture et de la moxibustion), de Gao Li Shan et Song Zhen Huan, Ren Min Wai Sheng Chu Ban She, 1985.

3. Yi Zhen Ling (Une seule aiguille efficace) de SongShen Tian, Bei Jing Ke Xue Ji Zhu Chu Ban She, 1996.

Tradução: Silvia Ferreira

© Copyright Philippe Sionneau


2,657 visualizações
  • Grey Facebook Icon

​© 2017 Projeto Sionneau Brasil - São Paulo, SP

Layout by Pérola Produções