Buscar
  • SionneauBrasil&Portugal

II. ACUPUNTURA E MOXABUSTÃO MÉTODO DO PONTO ÚNICO - APLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS - Zhen Jiu Du Xue Lia


Este artigo é a segunda parte da apresentação do Método do Ponto Único, cuja primeira parte tratou das aplicações descritas nos clássicos. Como no primeiro caso, trata-se de uma ilustração e não pretende ser exaustivo.

APLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO MÉTODO DO PONTO ÚNICO (SÉC XX)

Todos os exemplos a seguir são oriundos da experiência clínica dos acupunturistas chineses contemporâneos. Para aqueles que quiserem aprofundar as múltiplas aplicações deste método, sugiro ler « Acupuncture : Les Points Essentiels » (Editora Guy Trédaniel) que apresenta muitos outros exemplos.

IG 4 (HE GU)

IG 4 (He Gu) é utilizado, no método do ponto único, nos seguintes casos:

Em caso de dor abdominal quando IG 4 (He Gu) é sensível à pressão. Pode-se agulhar ou massagear vigorosa e profundamente.

Transpiração abundante e frequente da cabeça e face: Um acúmulo de calor no Yang Ming é uma das causas mais frequentes da transpiração na face. Nestes casos, a pessoa tende a ter uma constituição Yáng e uma tez vermelha. Ora, IG 4 (He Gu) é eficaz no tratamento das desordens da transpiração. Além disso, é o ponto Yuan-Fonte do Shou Yang Ming que, em dispersão, drena o Calor Plenitude. Enfim, é o ponto de comando da face. Tantas razões o fazem um ponto obrigatório para este desequilíbrio

Rinite aguda: Agulhar IG 4 (HeGu) bilateralmente em dispersão, com forte sensação de DeQi. Cada sessão dura 30 minutos, estimulando-se as agulhas a cada 5 minutos. Uma a duas sessões por dia, durante 3 a 5 dias são suficientes para tratar a inflamação.

Cefaléia: IG 4 (He Gu) é um importante ponto para a cabeça e dor. Por isso, naturalmente, é utilizado para tratar cefaléias. Em caso de Vazio deve ser tonificado. Em caso de Plenitude deve ser dispersado. Após se conseguir o DeQi, deve-se deixar a agulha no local por 30-40 minutos.

PC 6 (NEI GUAN)

PC 6 (Nei Guan) é essencial no método do ponto único. Seus efeitos são tão amplos e eficazes que pode ser utilizado em muitas situações diferentes. Os exemplos abaixo não são uma lista completa. Nós nos contentamos aqui a dar as indicações mais conhecidas.

Dor abdominal aguda: Selecionar PC 6 (Nei Guan) à direita ou à esquerda, em função da localização da dor ou bilateral, se a dor for mais generalizada. Agulhar perpendicularmente, o mais profundamente possível em direção à TA 5 (Wai Guan). Utilizar o método de bicada de pássaro (Que Zhuo Fa - vai e vem com pouca amplitude, mas rápido, como um pássaro que bica) para gerar sensações fortes durante alguns instantes, depois cessar a estimulação e massagear o abdomen por 10 minutos (massagem relativamente profunda e forte, no sentido horário), em seguida recomeçar a estimulação da agulha com o método de bicada de pássaro durante alguns instantes. Por fim, deixar as agulhas no local por 15 à 30 minutos.

Problemas do ritmo cardíaco: Seja por taquicardia, bradicardia ou arritmia cardíaca, PC 6 (Nei Guan) se constitui, provavelmente, no melhor regulador cardíaco da acupuntura. Deve ser agulhado bilateralmente, em direção à PC 5 (Jian Shi), aproximadamente 1 cun de profundidade, com o método Ti Cha (puxar, inserir) e Nian Zhuan (rotação), para obter uma sensação de Qì que pode subir em direção ao ombro. Para as pessoas idosas ou fracas, doenças crônicas de tipo Vazio, deve-se usar o método de tonificação-dispersão equilibrada (Ping Bu Ping Xie) com sensação de Qì moderada. Para pessoas de constituição forte, doenças agudas do tipo Plenitude, deve-se utilizar o método de dispersão com sensação de Qì muito forte, mas com sessões curtas de 10 a 15minutos.

Doenças coronarianas, angina, ameaça de infarto do miocárdio, dores cardíacas intensas e todas as queixas que em medicina chinesa são classificadas pelo termo Xiong Bi (Bi do tórax) ou XinTong (dor cardíaca).Quer sejam crônicas ou agudas, do tipo vazio ou plenitude, estas doenças respondem bem a um tratamento usando o método do ponto único com PC 6 (Nei Guan). O segredo do sucesso aqui está no trabalho da agulha. É preciso usar o ponto bilateralmente, agulhar em direção proximal, estimulando de forma que as sensações do Qì se produzam em direção ao cotovelo, axila, peito. Deve-se deixar a agulha por 30 minutos, estimulando-a apenas uma vez mais. Uma sessão por dia. Dez sessões constituem um tratamento, que pode ser repetido de acordo com a necessidade.

PC 6 (Nei Guan) também pode ser usado com massagem profunda e pressionado para obter a sensações do Qì similares àquelas produzidas pelo agulhamento. Em caso de urgência, se não houver agulhas disponíveis, o ponto pode ser massageado, como uma verdadeira “massagem cardíaca”. Massagear o ponto até a diminuição da dor ou da opressão cardíaca.

- Hipercolesterolemia. PC 6 (Nei Guan) com E 36 (Zu San Li) e E 40 (Feng Long) são os 3 principais pontos para fazer baixar a taxa de colesterol. Esta ação se completa perfeitamente com a notável ação cardiovascular de PC 6 (Nei Guan). Nós utilizamos o seguinte método: após a inserção (bilateral), usar o método Ti Cha (puxar-inserir), tipo pistonagem até obter a sensação do Qì. Cada sessão durade 20 a 30 minutos e as estimulações devem ser feitas a cada 5 minutos. A proposta é de uma sessão diariamente. Dez sessões se constituem num tratamento. São necessários de 1 a 3 tratamentos, com uma janela terapêutica de 3 a 5 dias entre cada tratamento.

- Prevenção de sequelas cardíacas do reumatismo articular agudo. Aqui também, PC 6 (Nei Guan) como método do ponto único se mostra como excelente ajuda na prevenção de problemas cardíacos que podem ser ocasionados pelo reumatismo articular agudo em crianças e adultos jovens. O método é similar aos descritos acima. Cada sessão dura, em media, 15 a 20 minutos, com uma estimulação por sessão, uma vez ao dia. Doze sessões se constituem num tratamento, que pode ser repetido, se necessário.

- Asma. PC 6 (NeiGuan) é, decididamente, um ponto chave do método do ponto único. É muito eficaz, também, na asma crônica quando a dispnéia se acompanha de opressão ou dor torácica. O agulhamento, neste caso, é feito em direção ao cotovelo para produzir uma sensação de Qì que vai em direção ao tórax. As sessões podem durar de 30 a 60 minutos, com estímulos nas agulhas a cada 10 minutos.

- Soluço. PC 6(Nei Guan) é um ponto obrigatório para soluço. Ele relaxa toda a região diafragmática e o plexo solar. Pode ser agulhado ou massageado intensamente. Após a sensação do Qì, a agulha deve ser retirada.

- Vômitos. Sempre fiel à sua reputação, PC 6 (Nei Guan) é igualmente eficaz em casos de nauseas e vômitos, quaisquer que sejam as causas. Usar agulhas de 1, 5 cun de comprimento e agulhar, bilateralmente, aproximadamente 0,8 a 1 cun. Após a obtenção do DeQì, estimular os dois lados com o método bicada de pássaro (QueZhuo Fa), 10 à 15 movimentos de vai e vem rápidos e de baixa amplitude. Pode-se, igualmente, utilizar um agulhamento transfixante de PC 6 (Nei Guan) para TA 8 (San Yang Luo). Neste caso, a estimulação em Ti Cha (puxar-inserir) é moderada.

- Dor nos hipocôndrios PC 6 (Nei Guan) é um dos pontos mais eficazes para este tipo de problema. Ele é agulhado perpendicularmente ou obliquamente em direção ao alto, buscando uma sensação forte de DeQi.

- Dor no peito e /ou hipocôndrios durante a respiração. Pelas razões já citadas anteriormente, PC 6 (Nei Guan) se mostra eficiente para este tipo de problema. Ele é agulhado para o alto, com método de bicada de pássaro (Que Zhuo Fa) para obter uma sensação de DeQi que se dirige para o alto do braço.

- Mastite. PC 6(Nei Guan) possui tropismo acentuado pela região do tórax, incluindo as mamas. Então, se mostra muito eficaz no início de uma mastite, especialmente devida à estagnação do Qì do Fígado. Quanto mais recente, agudo e em plenitude for o caso, mais devemos buscar um DeQi forte em direção ao braço e ao peito. Quando o Qì se dirige para os dedos da mão, a eficácia da sessão é menor.

- Traumatismo torácico. Em caso de traumatismo ao nível do tórax e dos hipocôndrios, PC 6 (Nei Guan) pode ser utilizado dentro do método do ponto único para diminuir a dor, favorecer uma melhor respiração e estimular a regeneração tecidual (obviamente que aqui a acupuntura tem o papel de reforçar o tratamento medicamentoso convencional). Geralmente um agulhamento transfixante é feito em direção à TA 5 (Wai Guan). Em seguida, nós manipulamos de acordo com o método de pistonagem durante um minuto e deixamos as agulhas no local por 25 minutos. Uma sessão diária é necessária, até que as dores sejam claramente diminuídas.

- Paralisia das cordas vocais. Seja a que acomete oradores, professores ou cantores, quer seja aguda ou crônica, de origem mecânica ou emocional, uma perda de voz por paralisia de cordas vocais pode perfeitamente responder ao PC 6 (Nei Guan). O agulhamento é oblíquo, para cima, com método de bicada de pássaro (Que Zhuo Fa) para obter uma sensação de DeQi que se dirija para o alto do braço

Nem todos os pontos possuem aplicações tão numerosas e variadas no método do ponto único. A seguir, alguns outros exemplos utilizados nesta técnica:

VB 34 (YANG LING QUAN)

Enquanto E 38 (Tiao Kou) é bastante renomado para dores nos ombros, VB 34 (Yang Ling Quan) é muito pouco conhecido. O agulhamento deste ultimo é frequentemente tão eficaz e muito menos doloroso que o método de transfixação que deve ser usado em E 38 (Tiao Kou), para que seja eficaz. VB34 (Yang Ling Quan) deve ser agulhado do mesmo lado da lesão, às vezes bilateral (mesmo que apenas um ombro esteja dolorido), agulhamento profundo e para cima. Cada sessão dura de 30 a 40 minutos, com uma estimulação a cada 5minutos. O paciente deve movimentar seu ombro para cima e para baixo, pra frente e para trás e em rotação, nos intervalos entre as manipulações da agulha.

TA 4 (YANG CHI)

Embora situado no punho, em caso de traumatismo recente do tornozelo (e que está difícil de se resolver), TA 4 (Yang Chi) pode ser utilizado como método do ponto único, seja com agulha no consultório, seja como automassagem, repetida cotidianamente pelo paciente. Quando agulhado, cada sessão dura 30 minutos e o ponto deve ser estimulado a cada 5 minutos.Após cada estimulação, paciente deve mobilizar o tornozelo. A sessão termina com uma massagem local nos pontos Ah-Shi.

E 25 (TIAN SHU)

Em caso de constipação, E 25 (Tian Shu) é excelente no método do ponto único, utilizado na forma de massagem diária. Massagear vigorosamente do lado direito, depois o esquerdo, cinco minutos cada um e terminar com uma massagem circular no sentido horário em todo o abdomen. Este método, muito simples, pode ser ensinado ao paciente.

ID 3 (HOU XI)

ID 3 (Hou Xi) dá bons resultados no método do ponto único em casos de tiques da face (pálpebras, boca, supercílios…). Para isto, ID3 (Hou Xi) é agulhado em direção à PC 8 (Lao Gong) à 2 - 3 cun de profundidade aproximadamente. Método Ti Cha (puxar-inserir) e Nian Zhuan (rotação), com estímulos a cada 10 minutos, numa sessão de 30 minutos.

B 2 (ZAN ZHU)

B 2 (Zan Zhu) não tem a função apenas de dispersar o perverso na região ocular. Na verdade, a experiência clínica demonstra que é um ponto interessante, também, para drenar o canal da Bexiga. Graças à esta capacidade ele é utilizado no método do ponto único para tratar tanto lombagias laterais (aquelas localizadas nos músculos paravertebrais, onde passa o canal da Bexiga), como entorses ou dores na face latero-externa do tornozelo. Nos dois casos, ele é dispersado do lado acometido (ou bilateral se osdois lados forem acometidos), provocando forte sensação de DeQi com aparecimento de lacrimejamento. Após conseguir o DeQi pede-se ao paciente para mobilizar cuidadosamente a região lombar ou o tornozelo. Alterna-se 1 estimulação da agulha com 10 minutos de movimentação. Sessões de 30 a 40 minutos.

B 10 (TIAN ZHU)

Em caso de traumatismo do tendão calcâneo, se os tratamentos convencionais se mostram pouco eficazes, podemos tentar o B 10 (TianZhu), no método do ponto único. Deve-se agulhar no mesmo lado da lesão em tonificação-dispersão equilibrada. Após obter o DeQi, deixar a agulha por 25 minutos. É interessante terminar a sessão com uma massagem no tendão. Uma sessão diária é necessária. B 10 (Tian Zhu) atua aqui de acordo com o método“para uma doença embaixo, tratar o alto”.

R 3 (TAI XI)

R 3 (Tai Xi) é eficaz no método do ponto único para tratar litíases renais, tanto durante as crises, como fora delas. Este ponto favorece a expulsão dos cristais ou das pedras renais e acalma a dor. Agulhar os dois pontos procurando uma forte sensação de DeQi. Cada sessão dura de 30 a 90 minutos, a fim de se obter, pelo menos, um alívio da dor. Uma manipulação em dispersão a cada 10 minutos. Em caso de crise, uma sessão diária é necessária. Mesmo que este método não trate de maneira radical todas as litíases renais, pelo menos, tem uma ação antálgica muito apreciada pelo paciente que está sofrendo.

VG 14 (DA ZHUI)

VG 14 (Da Zhui) é muito pouco conhecido no Ocidente para o tratamento da asma. Grandes acupunturistas de renome o utilizam no método do ponto único para asma do tipo Plenitude (Vento-Frio, Vento-Calor, acúmulo de mucosidade…) Isto não deve nos surpreender já que um dos pontos extras mais importantes para asma é o HM 6 (Ding Chuan), localizado à meio cun bilateral à VG 14 (Da Zhui). Além disso, pesquisas contemporâneas demonstraram que ele acalma os espasmos bronquicos.

VG 20 (BAI HUI)

VG 20 (Bai Hui) apresenta excelentes resultados para dor nas solas dos pés. Aqui é utilizado de acordo com o princípio “para doença embaixo, é preciso tratar o alto”. Deve ser tonificado ou dispersado de acordo com a necessidade. Cada sessão termina com uma massagem em toda a planta do pé, insistindo fortemente em R 1 (Yong Quan). Geralmente, são necessárias poucas sessões para eliminar ou diminuir muito a dor. Deve-se frisar que a massagem pode ser praticada durante a retenção da agulha.

Os exemplos apresentados neste artigo e no anterior são apenas uma pequena ilustração do método do ponto único através dos tempos. Esse método, na minha opinião, mostra a engenhosidade de acupunturistas antigos e contemporâneos e a imensa experiência clínica da acupuntura chinesa. Nenhuma outra medicina acumulou o tanto de saber e, sobretudo pode transmití-lo até nossa época. Baseada em princípios universais, esta medicina do passado é, certamente, uma medicina do futuro.

Bibliografia:

1. Zhong Guo Zhen Jiu Du Xue Liao Fa (Méthode thérapeutique d’acupuncture & moxibustion chinoise par un point unique) de Chen De Chenget Wang Fu Wen, Kun Lin Ke Xue Ji Zhu Chu Ban She, 1992.

2. Zhen Jiu Xin Wu (comprendre l’esprit de l’acupuncture et de la moxibustion), de Gao Li Shan et Song Zhen Huan, Ren Min Wai Sheng Chu Ban She,1985.

3. Yin Zhen Ling (Une seule aiguille efficace) de Song Shen Tian, BeiJing Ke Xue Ji Zhu Chu Ban She, 1996.

4. Acupuncture : les points essentiels de Philippe Sionneau, Guy Trédaniel Editeur, 2000.

Tradução: Silvia Ferreira

© Copyright Philippe Sionneau


0 visualização
  • Grey Facebook Icon

​© 2017 Projeto Sionneau Brasil - São Paulo, SP

Layout by Pérola Produções